top of page
Screenshot_1.jpg

Participe de uma grande base de dados, contribuindo para a ciência e avaliação de cavalos"

INTRODUÇÃO

Informações são necessárias para uma correta seleção e melhoramento de cavalos, sendo a morfologia preponderante., incidindo sobre o modelo/padrão de determinada raça e influenciando a biomecânica de cada animal.

Existe uma lacuna de medidas morfológicas em cavalos, sendo reduzida as informações quantitativas de várias regiões do corpo dos equinos.

Os objetivos na criação de uma grande base de dados são, propor um total de 67 variáveis morfológicas a registrar medidas em centímetros (cm) e, obtenção de registro visual de cada equino por meio de fotografia com orientações na obtenção  das medidas morfológicas por meio de foto, fita métrica e aplicação (App).

As medidas (variáveis) morfológicas servem para obter a medida de cada animal e encontra o padrão morfológico de determinado grupo/coudelaria/proprietário de cavalos. Sendo possível no futuro com uma grande base de dados, determinar quais as medidas apresentam uma correlação, e determinar um número menor de variáveis morfológica a registrar.

O registro de imagens (fotos) morfológicas de equinos por meio de simples tecnologias, vai permitir gravar o modelo de cada animal para a eternidade e utilização no futuro.

METODOLOGIA

A obtenção das medidas morfológicas e registro fotográfico de cada equino, independentemente da opção que se escolhe, deve ser realizada com o cavalo em estação quadrada (Figura 1), quer isto dizer, que apenas se vê os membros do lado que se vai medir ou fotografar o animal. O motivo é criar um padrão, permitindo assim todos os cavalos avaliados em estação quadrada, serem comparado com os demais, possibilitando também, uma correta avaliação dos ângulos dos membros. No registro fotográfico, deve ser colocada uma medida referência, permitindo assim, obter 50 das 67 medidas propostas por App ou Software.

Figura 1. Posição correta (estação quadrada) do cavalo para obtenção de medidas morfológicas e registro fotográfico, com orientação para colocação de uma medida referência, permitindo assim, obter parte das medidas por App ou Software.

As mediadas e imagens de cada animal, podem ser obtidas do lado esquerdo ou lado direito, mas todas do mesmo lado.

As variáveis morfologias propostas podem ser obtido por método tradicional, utilizando hipómetro, uma fita métrica e uma régua de ângulos (Figura 2).

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 2. Instrumentos para obter medidas morfológicas em cavalos por método tradicional.

Ou por meio de um método moderno (Figura 3) com Smartphone e Aplicativos (App), registrando todos os valores indicados na ficha Anexo I (download). 

Figura 3. Instrumentos para obter medidas morfológicas em cavalos por método tradicional.

Orientações para obter as medidas por método moderno, podem ser obtidas no MANUAL DE AVALIAÇÃO MORFOFUNCIONAL DE EQUINOS 

ENVIAR as Medidas morfológicas
As 67 variáveis morfológicas propostas, estão distribuídas pela cabeça (13), pescoço (6), tronco (15) e membros (33) e são referentes a alturas (11), comprimentos (13), larguras (3), distância de x a y (15), perímetros (17) e ângulos (8).

 

ANEXO I

Figura 2. Anexo I com as 67 medidas morfológicas e botão para download em formato pdf.

A distribuição e orientação visual das 67 medidas propostas, podem ser observada nas 13 imagens abaixo.

Depois de obter as 67 medidas morfológicas e preencher o ANEXO I existem 2 opções para enviar as medidas de cada animal, para uma grande base de dados e fazer parte de um grande estudo da morfologia dos cavalos.

Opção A

Enviar numa das opções abaixo o ANEXO I completamente preenchido, pode ser em formato de foto (confirmar se é legível as medidas colocas) ou formato pdf.

Enviar na opção abaixo 1 fotografia do cavalo como indicado na Figura.1.

Opção B

Seguir o formulário abaixo, preenchendo as informações solicitadas, onde tem o sinal * é obrigatório preencher.

ANEXO_I_.jpg
Figura 16.png
Formulario para Valoración Morfológica ONLINE

Información del propietario o tutor

Enviar foto do ANEXO I
Enviar pdf do ANEXO I

OU

Enviar foto do cavalo
Enviar foto do cavalo como na Figura 1
bottom of page